O projeto de hoje foi um criado mudo que encontrei no lixo do condomínio que moro. Para ser sincero foi um dos primeiros projetos de restauração que fiz na idade adulta. O material desse criado muito não era interessante (aglomerado), porém o estado estrutural do mesmo ainda era bom, precisando apenas de um pouco de capricho e carinho.
Esse projeto foi feito sem fins de lucro, uma vez que depois de pronto eu dei o mesmo de presente de aniversário para meu cunhado que gostou bastante!!
Como foi uns dos primeiros projetos que fiz, custou um pouco acima do valor do móvel, porém não vejo as coisas por esse lado e sim prezo pelo aprendizado que tive ao fazer esse restauro, afinal de contas recordei de como trabalhar com chapas, pintura laqueada, envernização, etc...
Abaixo as fotos de como o móvel chegou até mim. Nota-se que o dono anterior tentou fazer um mal sucedido trabalho de pátina. O erro dessa técnica nesse caso foi a não remoção do verniz antes de aplicar a pátina, visto que as marcas de lixa e o sulco da madeira são interessantes para a utilização dessa técnica.
Após fazer o lixamento completo do móvel e de trocar algumas chapas já podres (utilizei compensado de 12 mm substituindo as chapas de aglomerado), fiz a primeira aplicação de primer rápido branco (nitrocelulose).
Aplicação de tinta laca (nitrocelulose) cor preto cadillac. Foram feitas 3 aplicações (demãos).
Finalmente foi aplicado duas demãos de verniz marítimo comum. O resultado ficou além do esperado!
Criado mudo pronto e em sua nova moradia. Coloquei rodízios de silicone e puxadores de época.
Projetinho interessante que marcou minha volta a vida de bricoleiro!!!
Abraços!
Nenhum comentário:
Postar um comentário